Projeto Helena


Em 2014, o projeto Helena, do coletivo Sáfaro, foi contemplado pelo Programa VAI - Programa de Valorização de Iniciativas Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, na modalidade II.

O projeto prevê a realização de seis intercâmbios com artistas convidados, com duração de um mês cada. Nesses intercâmbios, tendo como plataforma de criação o texto Helena, de Eurípides, o Sáfaro se reúne com cada um dos artistas para criar uma série de ações artísticas no sentido de investigar as formas da guerra contemporânea.

O primeiro artista convidado é o professor de Língua Portuguesa e Inglesa da Rede Pública Estadual e escritor Vinícius de Andrade, que participa do intercâmbio de 01 de junho a 29 de junho.

Em seguida, Deyson Gilbert, artista plástico, se junta ao coletivo de 30 de junho a 28 de julho.

De 29 de julho a 26 de agosto, Ieltxu Martinez Ortueta, ator, performer, designer gráfico e artista orientador do Vocacional Teatro, tem sua vez.

Logo após, de 27 de agosto a 24 de setembro, Caio Castor, do projeto Comboio e do Movimento Organizado Moinho Vivo.

Cris Amorim é a quinta artista convidada, e nos acompanha de 25 de setembro a 30 de outubro.

O coletivo Cinefusão fecha o ciclo de intercâmbios, de 31 de outubro a 28 de novembro.

Além dos seis intercâmbios, estão previstos 5 debates públicos com artistas e pesquisadores convidados, uma oficina de Cinema e outra de Performance, e a publicação da hq Medeia, de Mariana Waechter.

As atividades acontecerão em geral, na Escola Estadual Pedro Alexandrino, na Vila Nova Mazzei -ZN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário