É possível
que, de uns tempos pra cá, a figura do herói brasileiro esteja sofrendo algumas
mudanças. Paralelamente, o sucesso de filmes que investigam o universo paralelo
das favelas e da miséria da nação aos poucos se apropria não de um modo de ver
o outro, mas de narrar a história deste outro. Começou com o olhar inocente e
infantil de Central
do Brasil, cresceu e tomou forma no bang-bang à italiana e tarantinesco da Cidade de Deus e agora, o
imaginário coletivo entra na onda da Tropa de Elite. Neste ponto,
o olhar e a letra sobre a miséria configuram uma nova ordem de discurso que se
identifica na voz de um homem contra o "sistema". É a narrativa do
herói, que por mais distante e polêmico que seja, cala a socos e pontapés
qualquer alternativa política que não seja a do bom moço. A luta do bem contra
o mal está posta. Resta o preto e o branco do pensamento maniqueísta, coloração
monótona que encanta os espectadores pela ladainha da luta contra o sistema,
espectador mantido desperto graças aos tiros e rock pauleira que a estratégia do
choque sustenta. Nesta ordem em que a guerra é o que mantém vivo o
protagonista-narrador, Macunaíma é o primeiro "a ser passado",
torturado no patrimônio maior de Padilha: o elogio à polícia justa.
Quem manda ser vagabundo e preguiçoso? Viver de cacau, fugindo das
saúvas - símbolo do trabalho de que Macunaíma tanto quer se distanciar –
consumindo lagostas, cunhãs ou produtos industrializados da Rua dos Ingleses.
Maneira irônica de se apresentar um herói brasileiro em fins da década de 1920,
deixando em dúvida se o projeto de Mário de Andrade parte de um campo
conservador do Brasil-paulista, ou de um elogio do Brasil que insiste em não
ser moderno. Seu herói representa o povo das terras distantes que visitou.
Negro, branco e índio têm suas representações entre o adulto, o porvir e o
velho, respectivamente. Malandro por excelência, "o herói sem nenhum
caráter" representa a astúcia amoral de quem não deixa de querer ficar por
cima na hierarquia social, contrastando com o fim moribundo em terras de
origens. Através do herói estão cifradas tanto a lenda de que "aqui tudo
se colhe", quanto a do povo que sempre se "arranja no jeitinho".
Eurocêntrico ou tropical, Macunaíma ainda preserva a ambiguidade que prepara um
discurso aberto de um país que ainda não encerrou sua história.
Herói datado
de um país que não existe mais? É bem provável que sim; sobretudo, se o ponto
de partida de sua interpretação for localizado historicamente: o país dos anos
de Macunaíma é bem diverso dos labirintos do Secretário Nascimento. Mas se
analisarmos pela ordem das razões do discurso macunaímico é bem provável que
algo se preserve para pensarmos a instância nacional. Macunaíma já esteve bem
próximo do que seria o jeitinho
brasileiro de resolver a vida. Seu maior embate se daria com o
burguês-paulista-ameríndio-italiano Venceslau Pietro Petra, morto por seu
próprio capricho, no caldeirão que a Caipora preparava suas vítimas. Assim como
o Ulisses homérico, Macunaíma jogava astuciosamente com seu adversário. Não há um
enfrentamento, apenas pequenas peças pregadas pelo herói que busca, assim,
recuperar sua muiraquitã. Se em alguma hora, o herói invade a casa de seu
adversário, logo trata de esconder-se, fugir, blefar – modos de se esquivar
daquilo que projeta como destino.
O Nascimento
de Tropa de Elite opta por um caminho diverso... Não se trata de adotar estratégias
esguias, mas de estabelecer táticas eficientes para se ganhar espaço. Aqui, o
único prazer é a guerra e a aniquilação a sangue frio dos adversários.
Por que a mudança do roteiro? A resposta de que o Brasil mudou – e, com
ele, seus heróis – é ainda insuficiente para se entender o sentido eleito desta
mudança. Por que o substituto eleito de Macunaíma é Nascimento, uma vez que são
tão distintos?
***
A comparação
é fértil, mas gostaria de atentar alguns pontos sobre a natureza da personagem
literária do herói, compreendendo o que se deixa para trás quando Macunaíma
entra no Caveirão do Nascimento (estranho nome para um assassino). É provável que o meliante
jamais fosse compreendido pelo exército de Nascimento. São duas gramáticas
distintas, quase estrangeiras entre si. Enquanto o primeiro procura catalogar
as espécies de um Brasil em aberto, o capitão articula o vocabulário do estado
sitiado. "Não gostou? Pede pra sair, fanfarrão!" – um dos motes
sádicos que mais circulam neste imaginário. Na contrapartida, é bem provável
que Macunaíma responderia com longas reticências: "Ai! Que
preguiça...". Ficamos assim: "Ame-o ou deixe-o!" contra o
"Deixe estar...". Seguir esta trilha nos leva a explorar uma
característica muito apropriada do herói enquanto voz de um universo
discursivo. Através dele, um mundo passa a ser organizado.
Sob este
prisma, Macunaíma seria reprovado. Aparentemente, nada mais contrário à ordem
do que este herói. Ao primeiro olhar, sua narrativa está longe de impor uma
ordem: mitos europeus se misturam com lendas nativas; por vezes, aquilo que
seria o fio condutor, a busca do muiraquitã na luta contra Piaimã, é
entrecortado por aventuras cujo sentido parece não aderir aos intentos do
herói. Diferentemente ocorre em Tropa
de Elite, que, em suas duas edições, projeta missões que
devem ser cumpridas – o que orienta a narrativa heróica: seja arranjar o
substituto do cansado Capitão Nascimento ou derrubar o "sistema".
Assim, a sequência deste filme procura organizar o nosso olhar, discernindo o
mundo civil do policial e, no interior deste, o policial incorruptível do
corrupto, o incompetente do competente, a polícia e a política. A objetividade
da câmera é implacável na sua capacidade de desenvolver categorias, mesmo que
desviada por recuos no tempo narrativo. Com este realismo categórico vem a
necessidade de estereótipos: o estudante classe média maconheiro, o policial
bonzinho, o capitão severo, o político corrupto, o político bonzinho (ainda que
faltem tipos sociais essenciais: a elite propriamente e os eternos invisíveis –
que servem mais como figurante e alvo de bala do que propriamente como alguém
portador de direitos e linguagem).
Contrário a
estereótipos, Macunaíma assume a todos: é o preguiçoso, o triunfante, o
derrotado moribundo, o branco que segue para a cidade grande, o homem com
cabeça de criança, o bicho-do-mato que se transforma em príncipe. Referências
de transformação, metamorfoses difíceis de acompanhar. Seria Gilda de Mello
quem procurou o que sustenta o discurso do livro como algo coeso. Não se trata
do fato de que a narrativa está centrada nas peripécias de um personagem –
posto que é metamorforseante. A unidade de Macunaíma também não está, para a
leitora, na circularidade quase odisséica do herói. A coesão se faz pelaforma estética, naquilo
que Mário de Andrade sempre preservou: a forma musical - traduzida em
literatura no Macunaíma. De maneira diversa à imagem, a arte musical fornece um território de
abstração pelo qual suas formas se entrelaçam. A ousadia de Mário de Andrade
está em compor uma obra que circule por entre formas rapsódicas, e que desvia a
criação artística para territórios que seguem além das dicotomias clássicas: Erudito versus Popular, Nacional versus Europeu, são oposições ultrapassadas nos episódios de Macunaíma.
E o autor
ultrapassa em dois sentidos: o nivelamento
estético, quando as formas estéticas ascendem para um nível
superior de arte culta; e odesnivelamento
estético, quando o movimento segue o sentido contrário
(Souza, 2003, pp. 20-21). Não se trata aqui, pois, de estilizar a produção
popular. Mário de Andrade estaria atento para o fato de que nas canções de roda
infantil estão expressas formas estéticas elaboradas. Ou seja, o que se
pretende aqui é uma dialética entre os níveis de produção artística capaz de
alcançar uma integração que não descarte do universo da linguagem nenhum
elemento. Algo neste sentido aparece em sua "Carta pras Icamiabas".
Ali, Macunaíma é capaz de falar com o populacho e com as ciências, de travar
debates com seres naturais e celestiais. E através da narrativa de sua
aventura, todos estes elementos ganham vida, conferindo ao outro um lugar na
ordem discursiva.
Movimento
que, insisto, não existe em nenhum momento em Tropa de Elite: os
estereótipos não dão conta de mostrar suas diferenças. Sob o olhar do Capitão
Nascimento o universo discursivo não permite as zonas de dúvida, senão as dele
próprio. Mesmo quando André, o policial "racional" e "do
bem", resolve se misturar com o universo paralelo dos civis, o herói já
antecipa ao espectador: "vai dar merda...", conforme repete
insistentemente Nascimento em diversos episódios. Aqui, aos poucos, se revela o
sentido do universo discursivo do novo herói: sua linguagem é a da guerra, sua
gramática é a estratégia de um general solitário prestes a perder a luta contra
"o sistema".
No universo
da imagem, a câmera também sustenta este universo bélico: uma luz verde-claro
que acompanha o ambiente de escritório, outra que sustenta a imagem noturna na
batalha da favela; um movimento de câmara que acompanha a ótica de Nascimento.
Dentre todos estes elementos, nada mais fechado do que o universo discursivo
apresentado pela estética de Padilha. Longe de algumas experiências feitas por
seu companheiro Marcos Prado, como Estamira, o olhar de Tropa de Elite é o da guerra, algo que ainda fica mais explícito no segundo filme,
quando Nascimento sai da cena do front e ocupa os escritórios da inteligência do Estado. Em ambos os casos,
embora com mudanças de cenário, o sentido discursivo ainda é o fechamento, a
definição, o juízo sobre as categorias e seus estereótipos. De modo diverso a
Macunaíma, há apenas um sentido estético, o nivelamento (com a
competência na captação de imagem), dispensando qualquer disposição dialética
de seus estereótipos. Há o enfrentamento da força das imagens, mas não há
movimento: apenas a monotonia discursiva do Nascimento. Peças estereotipadas
que fazem correr o sistema imóvel: definitivamente, o outro é o inimigo.
E Macunaíma não expressa a violência? Não há lutas, sangue e morte?
Venceslau Pietro Petra não seria o inimigo-outro a quem Macunaíma havia jurado
vingança? De fato, não podemos esquecer este lado. Mesmo o erotismo deste herói
sem nenhum caráter é, no episódio com a amada Ci, banhado de sangue no interior
da mata. Desleal com seus amigos, Macunaíma não ocupa o lugar do herói-santo –
é o "Grande Mau" (conforme Mário de Andrade traduz pela leitura do
folclore das tribos venezuelana e guianas descritas por Koch-Grünberg). Macunaíma
é, pois antes a passagem das ambiguidades, e não a síntese de um projeto de
Brasil. Antes de nossas conclusões comparativas com o herói Nascimento, vejamos
alguns aspectos desta ambiguidade macunaímica.
***
"Muita saúva e pouca saúde, os problemas do Brasil são", eis
um dístico que Macunaíma insiste. Aqui se apresenta o conflito macunaímico:
simbolicamente estão dispostos o trabalho das formigas e o estado natural a que
a doença procura nos limitar. Escapar deste paradoxo da formação é o sinal do
Brasil moderno projetado por Mário de Andrade. Desta dupla, Venceslau Pietro
Petra seria apenas o resultado, o Latino-europeu ganancioso, devorador de
gente, colecionador das riquezas e felicidade do país cujos males são o excesso
de saúvas e a falta de saúde. Argumento mais astucioso do que a saída fácil de
declarar guerra ao "sistema", seja lá o que isso significa.
De fato, é
considerável que a leitura de Macunaíma e sua vitória sobre Piaimã seja menos
triunfante do que é narrado. Mário de Andrade deixa aqui a marca de uma dúvida,
que permite o exercício de reflexão. Seu herói volta, embora restituído,
moribundo para Uiracoera. Paralelamente, não se pode dizer que teve uma vida de
rei na cidade, onde, impulsionado por seus desejos, perdia nos jogos de azar e do
amor. Conforme lembra Bosi, não há síntese possível na dinâmica desta obra: o
herói não encontra felicidade nem na mata, nem na cidade: "nem a cidade
representa uma saída para a selva, nem a selva para a cidade. O sentido é o impasse" (Bosi, 1988, p. 139) – e por isso mesmo, o destino final –
desolado, e não apoteótico - é a esfera celeste, quando Macunaíma transforma-se
em Ursa Maior.
Algo da
ordem do impasse ainda sustenta as reflexões do Capitão Nascimento - mas não do
secretário. Por isso, Tropa
de Elite 1 contém elementos mais interessantes do que sua
sequência. Nesta primeira versão, o herói ainda não se determina enquanto tal.
Naquele momento, várias foram as entrevistas em que Padilha insistiu em
desclassificar o heroísmo de Nascimento. Havia até então neste personagem algo
de ambíguo, na medida em que, em seu trabalho de formação, ele fazia e não
fazia parte do sistema, encarnando por vezes a voz desta gigantomaquia criada
socialmente. Ao mesmo tempo em que procura solucionar estratégias e, em alguma
medida, faz o que considera ser justo, não deixa de resolver sua ordem no
impulso da violência, sob a justificativa eterna de que estamos numa guerra. Na
ordem da ambiguidade, era interessante ver como a ideologia local se
aterrorizava com o Nascimento que, ao mesmo tempo, espanca os maconheiros da
classe média e os "aviõezinhos" da favela.
Em Tropa de Elite 2 esta ambiguidade do Nascimento se esvai. Agora é ele contra o sistema.
Padilha resolve assim responder a algumas críticas. Até mesmo, a classe média
sai um pouco satisfeita do filme, quando o filho do Nascimento procura aliviar
sua amiga que levava consigo algumas "trouxas" e é presa em
flagrante. Nada mais satisfatório para seu público. Nada mais agradável a este
mesmo público do que o espancamento catártico no político corrupto. Chuck Norris com falas e uma melhor interpretação, Nascimento não perdoa a quem sai
dos rigores da lei. Neste sentido, o segundo filme perde muito do que poderia
ser tecido a partir do primeiro. Recuo de Padilha diante do "sistema"?
Sistema que, aliás, nunca é definido, embora dito repetidamente o seu nome.
Conteúdo sem forma, o "sistema" torna-se uma estrutura móvel,
sustentada por uma ordem de estereótipos presentes em qualquer lugar, sobretudo
nos corredores do poder e da milícia, na família da classe média – embora nunca
nas decisões empresariais. Até se fala do dinheiro que sustenta o sistema, bem
no plano de sobrevôo final, com o discurso rigoroso de Nascimento pairando
sobre a Esplanada dos Ministérios finalizando na bandeira nacional –
recentemente atingida por um manifestante que lhe ateou fogo, enquanto
pronunciava um discurso confuso contra o "sistema" – mas a origem do
dinheiro apenas é insinuada.
Paranóias a
parte de um país que sofre, a falta de definição do sistema, acompanha o
subtítulo de Tropa
de Elite 2: "agora o inimigo é outro" –
nada mais coerente: depositar no outro o perigo é estratégia recorrente de quem
opta pela saída fácil de que o "sistema" é o adversário. Neste
sentido, vale tudo contra o outro, seja lá quem ele for. Qualquer estereótipo
do sistema deve ser destruído sistematicamente, aniquilado pelo único narrador
do filme: o ego justo, embora enfraquecido e cansado, do capitão Nascimento. Estratégia
bem diferente de Macunaíma, que carrega consigo o Grande Mau, que, em suas mentiras e
astúcias, foge dos adversários, e percorre o Brasil nesta fuga. Mário de
Andrade analisa o Brasil a partir deste personagem nômade, que jamais aceitou o
sedentarismo da cadeira pública de uma secretaria para manifestar o que é, o
que não é e o que poderia ser o Brasil. Contrariamente ao impasse de Macunaíma,
Nascimento sofre de um falso dilema: o dilema da guerra em que ou resta ele ou
o outro.
Daí as
estratégias adotadas serem tão díspares: em Macunaíma, o que prevalece é a preguiça, o
deixar-se levar ainda que tenha alguns objetivos, como a recuperação do
muiraquitã. Estratégia presente no dandebenjaminiano, contrário ao ritmo do trabalho
moderno: a preguiça é a tradução perfeita de conquistar o seu próprio tempo:
fazer o máximo com o menor esforço possível. Deste modo, a preguiça é
anti-natural, pois há um trabalho para ser preguiçoso, para não se deixar
morrer – mas é também uma resistência ao trabalho moderno, que engole o homem
na poeira do tempo. Nascimento, por sua vez, tem em mente sempre umaestratégia, o
artifício diretamente oposto à preguiça, na medida em que também busca utilizar
minimamente recursos, mas, diferentemente desta, tem em vista os fins.
Explico-me: na preguiça, os meios são mais importantes do que os fins – aliás,
neste pragmatismo, ela é o fim de si mesma. De maneira oposta, embora com
naturezas próximas, a estratégia sempre busca um fim, não importa quais os
meios. Daí o tempo na estratégia é a rapidez, a eficiência. Neutralizar e
eliminar o inimigo o quanto antes. Para Nascimento, é necessário, sobretudo,
sobreviver; enquanto para Macunaíma, o importante é viver.
***
Por fim, uma
advertência. Este ensaio não é um elogio a um modelo heróico em detrimento de
outro. Apenas gostaria de, a partir da marca simbólica do herói – com todos os
problemas que existem num projeto nacionalizante como este – investigar algo da
ordem do imaginário coletivo que circula pelo sistema cultural. Sequer, é
possível dizer que Macunaíma seja o modelo nacional por excelência, dado que
junto a ele existem diversos ensaios sobre a identidade nacional que exploram
símbolos externos ao eixo particular de um país de proporções tão grandes.
Talvez, ainda esteja para ser feito um estudo sobre o imaginário coletivo que
não se fixe nos limites da formação da nação, como até hoje herdamos dos
pioneiros da República Velha. Digressões a parte, o objetivo deste ensaio é
antes trazer a tona a variação no modo de narrarmos a produção cultural e o
universo simbólico que se mobiliza através disso. Procuramos em Macunaíma e em Tropa
de Elite 1e 2 modelos que reflitam variações e limites. Modelos que se aproximam
enquanto procuram interpretar as mazelas nacionais, mas que se afastam nos
projetos estéticos e seus alcances. Algo que se desmistifica em uma última
observação sobre a natureza dos sujeitos-narradores.
Desde
sempre, Tropa
de Elite evidencia a voz de capitão Nascimento, que, entre
as suas dúvidas e as do próprio diretor Padilha, acaba tomando a tônica
discursiva. É ele quem investiga, julga, prende e mata. Para além do bem e do
mal, Nascimento é apenas fruto de uma sociedade corrompida – como indica o
início do filme quando afirma: "a sociedade o formou pra isso".
Apoiado em uma sociedade sem persona, o herói tem identificação direta com a Lei, ou com o modo como ele a
interpreta. Assim, Nascimento narra sua própria história: autor de si mesmo,
justifica suas atrocidades diante do sistema e da sociedade – algo que se
encerra na versão moralizante-espetacular da CPI. Macunaíma segue um caminho
diverso: alguém narra suas desventuras, configurando em si uma alteridade
enigmática que pretendemos desvendar no decorrer da leitura. Assim, a relação
entre o leitor e Macunaíma, não é imediata – há uma interferência –
inexistente, aliás, em Tropa
de Elite. Aos poucos, descobrimos quem é este narrador de Macunaíma: um papagaio, o último ser nativo com quem Macunaíma reserva suas
conversas.
Seria esta a
última peça que o herói sem caráter nos havia reservado. Jamais suspeitaríamos
que seria uma ave a responsável pela narrativa. Opção astuciosa, visto que o
papagaio seria aquele modelo natural mais próximo do campo simbólico da
linguagem, capaz de emitir palavras. Mário de Andrade estabelece aqui a
passagem dos dois universos presentes no impasse de sua obra: a natureza e a
civilização. E aqui temos um curto-circuito com o herói contemporâneo de Tropa de Elite. Se, por um lado, Macunaíma se utiliza do animal mimético para narrar sua
humanidade heróica à gente de seu povo, Nascimento, por outro, segue o caminho
inverso: exclui de si qualquer universo político que não seja o espetáculo e a
publicidade da tragédia da CPI, da verdade a ser confessada nos tribunais
parlamentares. Mas talvez, não esteja aí sua catarse – tudo se resolve quando
finalmente Nascimento mostra a que veio: derrubar o sistema no pau. Enquanto
Secretário, fica atado às amarras políticas, enquanto Capitão, ocupa o
território indeterminado da polícia – aquém e além da política. Tudo se resolve
quando Nascimento opta seguir pelo caminho inverso de Macunaíma: volta à
natureza, onde encontra a força e a brutalidade que o sistema lhe ensinou. Eis
aqui o verdadeiro Nascimento e o gozo de seu público! Resta pensar que entre a
animalização do discurso e a expressão discursiva da natureza, Macunaíma se
encontra com o Caveirão e, para não ser preso pelo sistema, ocupa agora a cadeia celeste,
observando de cima a brutalidade dos "heróis" nacionais.
Bibliografia:
ANDRADE,
Mário de. Macunaíma
– O herói sem nenhum caráter, São Paulo: Ed Martins Fontes,
s/d.
BOSI,
Alfredo. "Situação de Macunaíma" in Céu, Inferno – Ensaios de Crítica Literária e Ideologia, São Paulo: Ed. Ática.
CAMPOS,
Haroldo de. Morfologia
do Macunaíma, São Paulo: Perspectiva, 1973.
HOLLANDA,
Sérgio Buarque de. "O mito de Macunaíma" in O Espírito e a Letra (vol. 1), São Paulo: Cia. das Letras, 1996.
SOARES, Luiz
E. et alli. Elite
da Tropa, Ponto de Leitura, 2011.
___________________. Elite da Tropa 2, Ed. Nova Fronteira, 2010.
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